Solidão, respeito, educação, amizade, empatia …ou será outra a ordem? Não sei se a ordem é outra.
Hoje estou de folga de dia (escrevo isto a uma sexta de manhã, 28/4). Trabalho à noite. Trabalharei também, a correr tudo como esperado a 1/5, dia do trabalhador! Olhando para o copo meio cheio…não terei um fim-de-semana prolongado, mas tenho saúde, assim me parece!
Normalmente nas folgas, corro para uma esplanada. A necessidade do mar é sempre demasiada e é a minha maneira de estar comigo, sozinha. Eu e só eu, numa solidão perfeita, por ser voluntária. Por necessidade de estar comigo. Por precisar de me respeitar. De fazer coisas de que gosto, no meu tempo livre. Ver o mar, sentir o cheiro de maresia, estar com os meus pensamentos, dar-lhes asas, beber café bem tirado e ler e escrever e ouvir música…adoro! Nas minhas folgas, de solidão voluntária, entre outras coisas, estas são coisas que me dão prazer.
Assim, abri o meu PC e, antes de escrever este texto, estive a ler alguns blogs que sigo. E quase como uma sequência abri um post de Merlo, acerca de solidão e respeito pelos outros. Muito interessante. Depois vi um posto da Escrita esquisita, que gostei muito…o respeito pelos outros e a educação que nos dão e que nos fazem ter determinado pensamento ou atitude perante algo. Em seguida abri um posto de imsilva, que fala, precisamente de solidão! E pensei, automaticamente, estamos quase todos em sintonia. Curiosamente neste pequeno mundo de blogs vamo-nos seguindo uns aos outros e vejo comentários de pessoas como Maribel Maia, que escreve coisas espantosas acerca de educação! Li ainda comezinhas e os relatos pessoais do seu dia-a-dia. Vi uma foto maravilhosa do Gerês e um poema do Miguel Torga, na Cor da escrita. O que acho mais extraordinário é que neste mundo alternativo de blogs, encontro alguns espelhos, sem os conhecer pessoalmente. Não são amigos, não são colegas, mas são pessoas que se leem e que por vezes dão conselhos, falam das suas experiências, ajudam. Será amizade, empatia? E estou eu perdida nestes meus pensamentos e ouço neste café onde escrevo a voz da minha querida Nina Simone. Umas das cantoras que está no meu top 3! E o que canta? “Feeling good”! “It’s a new dawn. It’s a new day. It’s a new life for me & I’m feeling good…”.
Por vezes, na vida, tenho a sensação de que estou no sítio certo, na hora certa, porque ouço algo ou vejo algo, que não ouvia ou via há muito tempo e que tem muita relevância para mim…e me faz sentir bem com o Universo!
Como costuma dizer o José da Xã: “A gente lê-se por aí!”
é ótima esta sintonia e melhor ainda é esta blogosfera onde se pode juntar todas e tantas formas de pensar e assim podermos ver aquilo que nos rodeia de outros prismas que não os nossos, seja isso com fotos, com desabafos, com escrita criativa, poesia, com ensinamentos e até com coisas banais, todos tem o seu valor, e todos de uma forma ou de outras irão se tornar cumplicidades, e mesmo que não se conheça os seus autores de forma pessoal, essa cumplicidade irá se encarregar de fazer como se assim fosse Abraço cúmplice Maria