Boa tarde, por favor, obrigada!
Hoje trabalhei e após o almoço fui ao bar da instituição aonde trabalho para um maravilhoso café, capaz de me manter ativa! Como costume, fiz o meu pedido singelo: "Boa tarde! um café, por favor!" Do outro lado, uma menina disse-me " É em chávena fria, verdade?". Ao que respondi: " Com tantas pessoas que atende, como sabe?"
Retorque: "Lembro-me apenas das pessoas que são simpáticas para mim e me cumprimentam. Não são tantas quanto isso!"
Na realidade fiquei surpresa. Por um lado não acho que fiz nada de extraordinário.Simplesmente pedi um café por favor após um cumprimento e agradeci, no final! Não devereia ser sempre assim? Os meus pais sempre me disseram, que cumprimentar, dizer obrigada e pedir por favor, nunca fez mal a ninguém! E continuo a achar que têm razão. Pelo menos acredito de tal forma nisso, que faço questão de passar esta mensagem às minhas filhas!
Mas, honestmente, fiquei surpreendida e até triste por alguém que atende pessoas, frequentemente, me dizer que por vezes cumprimenta e não é retribuída! Deixa-me assim com uma espécie de desagrado na sociedade e uma certa frustração. Continuo a acreditar que um povo educado e culto vai mais longe!
Por onde seguiremos? Que caminho queremos traçar?
Por favor, cumprimentem as pessoas e agradeçam quando vos é feito o serviço que pediram! Não é difícil! Deveria ser apenas a condição humana a mostrar-se!